domingo, 17 de novembro de 2013

DOOM pós-morto...

Acho que quase todas as pessoas que estão familiarizadas com vídeo-jogos conhecem Doom. Um dos jogos que foi mais que um jogo, simbolizou o expoente da experiência virtual de violência visceral. Foi mais que um simples jogo, foi um ícone da cultura moderna. Frag, FPS, 3D, foram termos que surgiram com Doom, e se existiam, tornaram uma forma completamente nova.
Doom surgiu no Texas, engraçado não é? Um ambiente virtual onde o jogador encarna um space-marine e devolve monstros infernais ao inferno uma bala de cada vez. Em 1993 foi algo absolutamente de outro mundo, na realidade o jogo passa-se em Marte, e claro levantou com ele além de fama imensa polémica.
O jogo foi produzido em 1993 pela ID (Ideas from the Deep), posteriormente simplesmente id (o termo aplicado em psicanálise), pelos dois John's (John Carmack e John Romero). Embora sendo estes dois lendas dos video-jogos actuais, não o produziram sozinhos, sendo o John Carmack responsável pelo motor gráfico 3D e restante programação e John Romero pelo design geral do jogo. Integraram na equipa também Adrian Carmack (não é familiar de John C.) contribuindo com a arte do jogo assim como Kevin Cloud, e design de jogo com o já conhecido Tom Hall, entre outros.
Deixo aqui um vídeo aos interessados do "post-mortem" de Doom apresentado na primeira pessoa por Tom Hall e John Romero.
Recomendo também o livro de David Kushner -  "Masters of Doom - How Two Guys Created an Empire and Transformed Pop Culture". Onde é relatada toda a génese e desenvolvimento da famosa id software.



Sem comentários:

Enviar um comentário